Projeto de identidade visual e ilustrações para o projeto Itinerários de Resistência do núcleo de Turismo Social do Sesc São Paulo. 
O projeto apresenta parte da rede de turismo de base comunitária paulista, composta por grupos com identidades diversificadas como aldeias indígenas, quilombos, assentamentos, associações e coletivos urbanos. Esses movimentos voltados para a coletividade convergem para o desenvolvimento local, bem como para o fortalecimento de lutas e objetivos comuns.
Os 20 livretos, um para cada comunidade, foram uma forma do Sesc manter a valorização e a divulgação dessa rede, já que as visitas presenciais tiveram que ser suspensas durante a pandemia. Eles podem ser acessados digitalmente através do portal Sesc Digital.
Para o desenvolvimento da identidade, partimos de uma paleta de cores que pudesse ser segmentada em 5 (uma para cada região do estado de São Paulo) e de ilustrações que remetessem a elementos das comunidades mas ao mesmo tempo tivessem uma abstração que permitisse seu uso como grafismos complementares às fotos e outros materiais existentes e próprios de cada núcleo.
Trabalho desenvolvido no Bicho Coletivo
Equipe: Julia Vannucchi, Luisa Kon e Rodrigo Chedid

You may also like

Back to Top